11 outubro 2015

Livre Arbítrio

por H. Thiesen

Hoje navegando pela Blogosfera, visitei o blog de uma amiga, De Dentro Para Fora, no qual ela postou um texto sobre Livre Arbítrio, deixei lá um comentário e nele me baseando, resolvi que deveria escrever um pouco sobre o assunto.

Nosso Pai, na sua infinita perfeição, criou-nos livres e para que pudéssemos crescer e nos destituir dos nossos tantos defeitos, deu-nos a maior de suas bençãos, o Livre-Arbítrio, a capacidade de decidir por nós mesmos e escolher os nossos caminhos. Não tivéssemos Livre Arbítrio, seríamos seres fadados ao fracasso, conduzidos roboticamente a um destino traçado e sem nenhum maior objetivo.
Com o Livre Arbítrio podemos modificar o nosso destino, podemos escolher qual o caminho a tomar, podemos errar e escolher se insistimos no erro ou aprendemos com ele, podemos ser injustiçados e decidir entre o perdão e a vingança, podemos sofrer e decidir sobre a continuidade do sofrimento ou a mudança de atitude, frente a intempéries da vida.
É nossa obrigação, traçar os nossos caminhos, fazer as nossas escolhas e dirigir as nossas vidas do jeito que acharmos melhor. É pois, dessa forma, o nosso direito insubstituível, inegável e intransferível de decidir o que achamos melhor para nós.
Somos seres imperfeitos, criados para buscar de todas as formas à perfeição, através de aprendizado constante, que nos são apresentados diante dos nossos erros e acertos, diante das coisas boas e das coisas ruins que nos acontecem, diante das facilidade e das dificuldades a que somos expostos.
O Livre Arbítrio nos dá enormes e diversas oportunidades para que façamos uso da Lei de Ação e Reação, através das escolhas que ele nos possibilita, podemos traçar o nosso futuro, levando em consideração que a nossa colheita é direta, proporcional e sucessiva ao que plantarmos.
Não podemos separar de forma nenhuma, o Livre Arbítrio da Lei de Ação e Reação, eles caminham juntos, são imparciais e nos trazem à tona os nossos merecimentos ou necessidade de aprendizado.
A contrário do que muita gente pensa, "Plante bem e colha bem, plante mal e colha mal!", em contrapartida ao que fizermos de erado, a colheita sempre será restabelecedora e nos trará o bem como recompensa, na forma de uma lição correta para os nossos erros ou na forma de um merecimento para os nossos acertos.
O Livre Arbítrio é o nosso poder insofismável de decisão, claro. É nosso poder consciente, lógico e nítido para traçar os nossos destinos. Tão claro quanto o ensinamento do nosso Divino Mestre Jesus, que nos trás a fórmula exata de como devemos agir e pensar, para fazer uso do Livre Arbítrio de forma coerente e responsável:
- Não faças aos outros, o que não queres que te façam!
Os caminhos existem, fáceis e tortuosos, certos e errados, mas as escolhas sempre serão nossas, as responsabilidades por elas são intransferíveis!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...