08 setembro 2015

História do Espiritismo: Breve Relato

por H. Thiesen 

Historicamente o Espiritismo teve seu preâmbulo em 1848, na cidade de Hydesville, no Estado de New York, nos Estados Unidos, quando aconteceram os fatos conhecidos como o caso das Irmãs Fox (Lia, Margareth e Kate), médiuns de efeitos físicos, as quais, em sua residência elas manteram contato com o espírito Charles B. Rosma, através de pancadas ou batidas ouvidas nas paredes da casa (tiptologia). O espírito deu provas da sobrevivência após a morte e que foram constatadas como verdadeiras. A imprensa noticiou o fato e as três irmãs começaram a fazer demonstrações públicas da mediunidade de efeitos físicos. Várias comissões de análise atestaram a veracidade dos fenômenos e a partir desse episódio, outros médiuns começaram a se destacar e os fenômenos tais efeitos físicos se multiplicaram, aparecendo em outras partes do país e do mundo, chegando principalmente chegando à Europa, onde tiveram maior destaque. 
Clique aqui e leia mais sobre o Fenômeno Hydesville.
No Continente Europeu, um dos fenômenos físicos mais populares foi o das Mesas Girantes, que se proliferaram  pelas salas da aristocracia. Consistia em um grupo de pessoas reunidas em torno de uma pequena mesa, com as mãos estendidas sobre a ela, e a mesma se movimentava independente da vontade das pessoas, chegando a elevar-se e alcançar o teto, passear pela sala e outras manobras, inclusive responder perguntas dos espectadores, girando para a esquerda e para a direita, representando respectivamente SIM E NÃO ou da tiptologia sobre elas. O fenômeno das mesas girantes percorreu os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália e Inglaterra, chegando a ser notado no Brasil, embora em número reduzido, sendo pesquisado por vários intelectuais e cientistas, principalmente no território francês.
O fenômeno das mesas girantes tornou-se popular e chamou a atenção pelo fato das mesas parecerem ter vontade própria e responder perguntas sobre diversos temas. Convidado para assistir uma das reuniões, o professor Hyppollite Léon Denizard Rivail, no ano de 1855 e chegou à conclusão que os fatos eram merecedores de estudos para conhecer-se a causa dos fenômenos e após quase dois anos de pesquisa, apresentou provas, transformando-os em fatos autênticos, que as mesas eram apenas instrumento de comunicação de espíritos, ou seja, de seres humano mortos, mas que continuavam vivos no além-túmulo. 
Essa pesquisa originou a obra "O Livro dos Espíritos", lançada em 18 de abril de 1857, trazendo os princípios fundamentais do Espirtismo ou Doutrina Espírita.  O professor Hyppollite Rivail decidiu assinar a obra com o pseudônimo "Allan Kardec" e passou a ser conhecido como o Codificador do Espiritismo.
Clique e leia mais sobre os Bastidores de O Livro dos Espíritos.
Dando sequência ao mesmo trabalho publicou mais tarde os seguintes livros: "O Livro dos Médiuns" em 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo em 1864, O Céu e o Inferno" em 1865 e "A Gênese" em 1868.
Allan Kardec nasceu em 03 de outubro de 1804 e desencarnou no dia 31 de março de 1869. Durante a sua vida, a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, além das obras acima citadas, manteve a "Revista Espírita", periódico mensal, e fundou o primeiro Centro Espírita, a "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".
No dia 17 de setembro de 1865, à época do Segundo Império Império, surgia no Brasil o "Grupo Familiar de Espiritismo", em Salvador, no Estado da Bahia, fundado por Luiz Olimpio Teles de Menezes, que em julho de 1869 clocou em circulação o jornal "O Echo de Além-Túmulo". Mais tarde, em 02 de agosto de 1873, na cidade do Rio de Janeiro, fundou-se a "Sociedade de Estudos Espíritas - Grupo Confúcio" projetando o Espiritismo nas terras brasileiras. No ano de 1881 foi realizado o "1º Congresso Espírita do Brasil".
A "Federação Espírita Brasileira" (FEB) foi fundada em 1884 e 1949 criou-se o "Conselho Federativo Nacional", reunindo todas as Federações Espíritas Estaduais. Hoje o Brasil possui mais de 12 mil Centros Espíritas (dados de 2012) e a Literatura Espírita inclui milhares de títulos catalogados em Língua Nacional (português do Brasil), bem como traduções diversas.
Espiritismo no Brasil - Leia mais!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...