06 setembro 2015

Desigualdade, uma questão social!

por H. Thiesen

A questão social existe porque há desarmonia, determinando o conflito de classes. Mas, a maioria das soluções propostas são desiguais, de acordo com as divergências filosóficas de cada sociedade. 
A solução, parece-me ser de entendimento de todos ou, ao menos, das mentes menos não conservadoras e mais evoluídas, é a educação, junto a uma reforma social e elas, dependem uma da outra. 
A reforma social exige, antes de tudo, a reforma do individuo. Nenhuma transformação resolve o problema do equilíbrio social sem obter, primeiramente, o progresso moral de cada indivíduo que faz parte de uma sociedade, pela educação individual. 
A chave da questão social não está na subversão radical das instituições ou no estancamento dos efeitos de leis e conceitos através de insubordinação ou revolta, porque ainda que se substitua a estrutura e os regramentos atuais da sociedade, sem elevar o nível moral das populações, haverá os mesmos choques, uma vez que o egoísmo humano subsiste em qualquer situação.
Somente se poderá aperfeiçoar o mecanismo social, para trazer mais igualdade, com o gradual aperfeiçoamento individual.
De todas as teses, essa é a que menos se aproxima da utopia, porque se baseia no conceito do conhecimento da natureza humana, ensinando que todos somos iguais, com diferentes virtudes e defeitos, que causam um equilíbrio, onde é possível um aprender com o outro. Tivessem todos os mesmos defeitos e virtudes, nada nos restaria a fazer, por que a balança penderia para apenas um dos lados e seríamos ainda mais escravos do egoísmo!
A questão social da desigualdade deixará de ser um pesadelo para a civilização, quando cessar a exploração do homem pelo homem e será resolvida, cedo ou tarde, pelo processo normal da evolução e essa é um caminho sem volta, lento e gradual. 
Mas não fiquemos na espera e façamos cada um a nossa parte, para eliminar a desigualdade do nosso meio, o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...